CDN gradua primeira turma de engenheiros ferroviários

Depois de aproximadamente seis meses de dedicação, empenho e cometimento eis que chega ao fim a capacitação interna da primeira turma de Engenheiros Ferroviários da empresa CDN – Corredor de Desenvolvimento do Norte.

O marco histórico traduzido na revitalização do quadro de mão-de-obra operacional esteve representado na cerimónia de graduação do curso que teve lugar nas instalações da CDN em Nampula do dia 23 de Junho último.

turma2

Esta capacitação teve início em Nampula, no dia 4 de Janeiro do corrente ano, com uma turma composta de 26 quadros recrutados com formação superior em engenharias diversas, sendo que 22 foram recém- contratados no mercado e 4 já faziam parte do quadro de pessoal da empresa, com o objectivo de dinamizar o conceito de formação e melhoria contínua da mão-de-obra operacional em toda a empresa.

O curso visava dotar os formandos de conhecimentos e habilidades específicas em transporte ferroviário, abrangendo novos conceitos, ferramentas, metodologias de gestão e manutenção de operações ferroviárias e foi o primeiro treinamento de especialização organizado e financiado pela CDN, com instrutores internos experientes nas áreas de operação e manutenção ferroviária.

turma3

O evento teve três momentos: o da apresentação do resumo e vídeo do curso, a entrega dos diplomas e a premiação dos 3 melhores projectos, cujo prémio é um estágio de aprendizagem no Brasil.

Após a conclusão deste curso, a empresa espera dos formandos uma visão ampla e integrada de toda a cadeia ferroviária, constituindo, desta forma, a demanda de mão-de-obra especializada nas áreas de operação e manutenção ferroviária.

turma4

Leo Jamal, Director Provincial de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional de Nampula, um dos convidados de honra da cerimónia de graduação desta primeira turma salientou que “É uma honra poder assistir à uma cerimonia de graduação tão significativa a nível do conceito da importância do desenvolvimento da mão-de-obra interna, este programa é encorajador e servirá de exemplo as outras empresas do ramo e do Pais, mostrando que é possível formarmos quadros com qualidade dentro das nossas empresas sem ter a necessidade de recrutarmos fora do nosso País. A CDN está de parabéns por ser a pioneira nesta iniciativa de capacitação ferroviária”.