Esta notícias foi vista28vezes!

Nos últimos dias têm se notado chuvas fortes e moderadas por todo canto do país, por esta razão, foi dado um DSS de prevenção a malária, para todo trabalhador CDN e terceiros no dia 11 de Janeiro do corrente ano, nas unidades de Nampula, Nacala e Cuamba.

O que Malária?
Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.

Como se Transmite a Malária?
A transmissão ocorre após picado do mosquito fêmea Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, através da picada ou por outro tipo de meio como de mãe para feto, na gravidez.

Malaria_02

O objetivo deste diálogo é consciencializar aos trabalhadores,  que a vida é um valor fundamental e se for bem cuidada por cada um, é possível  ter uma boa qualidade de vida no trabalho. Pretende-se chamar atenção aos colaboradores sobre os principais riscos de contraírem a malária principalmente nesta época das chuvas se não forem acauteladas as medidas de prevenção. Ao nível da CDN foram diagnosticados 89 trabalhadores com malária em 2016 contra 38 em 2015, facto que preocupa a nossa instituição.

Os resultados esperados com este diálogo: Que os trabalhadores saibam como a malária se comporta no seu organismo e como preveni-lá; Que façam o uso de repelente quer no local de trabalho quer nas suas casas; Enfatizar o uso de redes mosquiteiras e fumigação nas residências.

Malaria_04