Esta notícias foi vista70vezes!

Teve inicio nesta quarta-feira, 23 de Agosto, com término agendado para sexta-feira 25 de Agosto, a 4ª edição da campanha de Semana de Prevenção de Acidentes na CDN, que este ano reflecte sobre “A importância dos procedimentos para a segurança”.

Padrão ou procedimento de trabalho é um roteiro de todas etapas necessárias para a realização de uma tarefa e têm como objectivo garantir, mediante a padronização, os resultados esperados da actividade sempre de forma eficiente e com riscos controlados, minimizando assim a ocorrência de acidentes.


Segundo o departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSOMA), os procedimentos de trabalho são necessários para realização de uma determinada actividade e, servem como um método  para comunicar e aplicar práticas consistentes e seguras ao redor da empresa. A sua elaboração deve ser feita preferencialmente pelos executores de cada tarefa.

Os procedimentos de trabalho não podem ser considerados como meras formalidades que somente servem para burocratizar e atrasar o dia-a-dia, mas sim, eles existem para proteger os colaboradores. As vantagens dos procedimentos são:  economizar o tempo, reduzir erros e acidentes, garantir resultados constantes, aumentar a produtividade e emponderar os colaboradores.