Esta notícias foi vista146vezes!

Vi um quase acidente vou reportar! Comunicar o quase acidente é minha responsabilidade” foi o tema escolhido pela CDN, neste ano, para a realização da Campanha de Quase Acidente que decorreu nas principais localidades, entre os dias 27 a 29 de Junho passado.

Esta campanha tinha como objectivo principal a consciencialização dos colaboradores próprios e contratados, sobre a importância de reconhecer e comunicar os quase acidentes para melhorar significativamente a sua segurança durante as actividades laborais, e consequentemente, contribuir consideravelmente para redução dos riscos e acidentes de trabalho dentro da CDN.

Durante os dias da campanha foram realizados Diálogos de Saúde e Segurança (DSS) nas localidades de Nacala Porto e Ferrovia, Cuamba, Lichinga, Nampula e Maputo que visavam estimular os colaboradores próprios e contratados a reportarem os quase acidentes como comportamento preventivo.

Em Segurança, um quase acidente é um evento indesejável que não resultou em danos para pessoas, equipamentos ou ambiente, mas que tinha o potencial para o fazer.

Os Quase acidentes têm como principais causas os Actos Inseguros e Condições Inseguras, como por exemplo, não utilizar EPI’s, improvisar ferramentas, não cumprir procedimentos, áreas desorganizadas, falta de sinalização e fios eléctricos expostos entre outros.